Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Estado da União
Liderar a transição justa

Garantir que nenhum cidadão europeu fica para trás

Fazer com que as pessoas
regressem ao trabalho
6 milhões
de postos de trabalho criados na UE em 2021
Desemprego em mínimos históricos
6 % em junho de 2022

Recuperação pós-pandemia

92 mil milhões de EUR
de ajuda financeira
foram pagos a 19 Estados-Membros em benefício direto dos destinatários
Cerca de 31 milhões de pessoas
e 2,5 milhões de empresas
na UE foram apoiadas pelo SURE, só no ano de 2020
Quase 30 %
do emprego total e um quarto do total das empresas
foram apoiados pelo SURE nos 19 países beneficiários

Instrumentos adicionais para uma recuperação económica inclusiva

O NextGenerationEU é um instrumento de recuperação no valor de 800 mil milhões de EUR destinado a ajudar a reparar os danos económicos e sociais imediatos provocados pela pandemia de coronavírus. Este instrumento apoia o desenvolvimento das empresas, reforça os sistemas de saúde, financia programas de formação e de emprego e fornece equipamento escolar e assistência material às pessoas mais necessitadas. Um dos maiores programas no âmbito do novo instrumento NextGenerationEU é a iniciativa REACT-EU, que promove a recuperação em toda a UE, impulsionando o crescimento nas regiões menos desenvolvidas.

Por último, uma economia social de mercado forte que coloque o bem-estar das pessoas em primeiro lugar é o modelo mais resiliente para um mundo pós-pandemia no qual a tecnologia assuma um lugar de relevo. É esta a razão pela qual, em março de 2021, foi adotado o plano de ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Este plano propôs os seguintes três grandes objetivos ambiciosos da UE para 2030:

78 %
da população
entre os 20 e os 64 anos deverá ter emprego até 2030
60 %
de todos os adultos
devem participar anualmente em ações de formação até 2030
15 milhões
Uma redução de, pelo menos, 15 milhões
no número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social

Permitir que o talento floresça

O Conselho adotou recomendações sobre contas individuais de aprendizagem e microcredenciais em junho de 2022. A fim de assegurar que a Europa continua a ser líder mundial na educação, a Comissão lançou uma estratégia europeia para as universidades que irá melhorar consideravelmente a competitividade dos nossos sistemas de ensino superior através de uma cooperação transnacional mais ampla e mais profunda.

Melhorar as condições de trabalho

A proposta visa assegurar que as pessoas que trabalham através de plataformas de trabalho digitais beneficiam de um estatuto profissional legal que corresponda às suas reais modalidades de trabalho e podem usufruir dos direitos laborais e das prestações sociais a que têm direito.

Declaração de exoneração de responsabilidade: Os dados desta página foram atualizados pela última vez em 31 de agosto de 2022.

Progressos noutros domínios

Realizações

da Comissão von der Leyen